A EMEF Álvares de Azevedo participou em junho de eventos referentes à Paz.
Todas as turmas, dos 1ºs aos 9ºs anos, mobilizaram-se em diferentes atividades para celebrá-la.
Conversando com os alunos mais novos, ao serem indagados como podemos viver em paz, a resposta mais simples e singela, que retrata toda a inocência da infância foi "brincando sem brigar", alunos com um pouquinho mais de idade responderam "cantando, recitando poemas, emocionando as pessoas", "entregando a todos objetos que representam a paz e coisas boas que desejamos a elas" e uma das mais especiais "transformando o espaço em que vivem em um lugar melhor". Assim, mil ideias foram surgindo de todos os segmentos, alunos, professores e funcionários.
Se brincar era a forma de viver em paz, as EMEI's dos arredores foram convidadas a virem à nossa escola, brincar com os coleguinhas, que até tão pouco tempo atrás frequentavam os espaços das escolas de educação infantil, além de nos propormos ir até elas para brincar e cantar. À CEI Jardim Guairacá, tomamos a liberdade de nos convidarmos para ir até este espaço de educação da primeira infância para brincar com os pequeninos.
Nos dias 08 e 13 de junho, nossos alunos dos 3ºs e 4ºs anos fizeram uma visita à , e outra, novamente à EMEI Professora Marisa Ricca Ximenes na qual além de brincarem livremente, ensinaram a todos, uma brincadeira a partir da Música Suíte do Pescador, do saudoso Dorival Caymi.
Na CEI Jardim Guairacá
Na EMEI Professora Marisa Ricca Ximenes
A EMEI Professora Marisa Ricca Ximenes, juntou-se a nós no dia 09 de junho, com seus 120 alunos, professores e funcionários para brincar e se divertir com os alunos dos 1ºs e 2ºs anos. Trouxeram, gentilmente, pombas da paz, que foram trocadas por flores. Todos brincaram, cantaram, dançaram e assistiram apresentações dos nossos alunos.
Ainda neste dia, os alunos dos 6ºs, 7ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental percorreram o entorno escolar para saudar a comunidade com mensagens, das mais diversas formas, de boas energias e vibrações. Aos nossos vizinhos, nossa comunidade, oferecemos como presente uma Caminhada pela Paz, na qual os alunos seguraram a flâmula da escola, enfeitaram árvores com mensagens de paz, bexigas brancas, produziram e seguraram cartazes com palavras positivas alusivas ao tema, tocaram campainhas, cumprimentaram respeitosamente as pessoas, convidando-as a participarem da Caminhada, recitaram poemas e poesias, cantaram, distribuíram tsurus... Tudo produzido por suas próprias mãos (fotos cedidas gentilmente pelo Sr.Vavá Almeida - pai das alunas Vitória e Manuela).
Ao retornarem à escola, no pátio interno, todos apreciaram as apresentações culturais: dramatizações do Projeto Jovem Protagonista sobre o que é Paz, resultado do trabalho desenvolvido no contraturno escolar com os adolescentes, músicas cantadas por uma aluna, outras por alunos dos 6ºs e 7ºs anos, em coral, mensagens recitadas por eles, uma verdadeira confraternização.
Estes foram dias de muita sensibilidade que trouxeram a todos boas experiências e, com certeza, garantiram boas recordações. Foi ouvindo a voz da infância e da adolescência que se fez a Caminhada pela Paz na EMEF Álvares de Azevedo.