segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Projeto de Sustentabilidade - Oficinas

Dando continuidade ao Projeto de Sustentabilidade, realizamos no dia 27 de novembro, sábado, oficinas de reciclagem, enfeites de natal, crochê e confecção de terrários.


















Ainda aconteceu uma MOSTRA DE TRABALHOS:

A ARTE É A EXPRESSÃO E A COMUNICAÇÃO ESTÉTICA DE UMA CULTURA



Com este conceito foram desenvolvidas as atividades artísticas com os alunos do EJA. Planejando uma mostra para o final do semestre, iniciamos uma trajetória interessante de os observar e assimilar as estéticas e conceitos comtempôraneos de arte, os alunos passaram da insegurança à certeza de que também eram capazes de comunicar e expressar suas ideias com a criação de formas artísticas.
A produção de arte contemporânea caracteriza-se pela multiplicidade de estilos. As inovações tecnológicas de meios e materiais geram uma variedade de técnicas e suportes considerados não tradicionais, conceitos e procedimentos não acadêmicos, acrescentando novos critérios para a apreciação com estéticas inovadoras. Produzir um trabalho hoje significa repensar a própria idéia de arte. O objeto de arte deve ser entendido como materialização de ideias. Que são reflexos do contexto cultural da nossa época.
A metodologia utilizada teve foco na “poética pessoal.” O processo de criação foi direcionado para o estudo das linguagens contempôraneas da arte, observando, analisando e criticando procurou-se inspirações nas obras essencialmente nas de arte conceitual.
A Arte Conceitual é um movimento artístico contemporâneo que propõe a essência das ideias veiculadas pela obra de arte, deixando os suportes, formas, cores e técnicas em segundo plano. O artista Sol LeWitt definiu-a como:
“Em arte conceptual, a idéia ou conceito é o aspecto mais importante da obra. Significa que todo o planejamento e decisões são tomadas antecipadamente, sendo a execução um assunto secundário. A ideia torna-se na máquina que origina a arte.”
Esta perspectiva artística teve o seu início em meados da década de 1960, parcialmente em reação ao formalismo. A obra do artista Marcel Duchamp, nas décadas de 1910 e 1920, início o advento do movimento conceitualista, ao propor vários exemplos de trabalhos que se tornariam o protótipo das obras conceptuais, como os readymades, ao desafiar qualquer tipo de categorização, colocou mesmo a questão de não serem objetos artísticos.
Foram utilizados múltiplos temas, individualmente escolhidos pelo aluno, que resultaram em uma variedade de formas e estéticas, com críticas e questionamentos a nossa vida em sociedade.
Prof. Mário - Artes




















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